O princípio básico para a obtenção do Óleo Mineral Branco é a remoção dos compostos orgânicos tidos como impurezas, que se encontram presentes nos derivados do petróleo. As impurezas que são removidas neste processo são: insaturações (olefinas), enxofre, nitrogênio, oxigênio e hidrocarbonetos aromáticos. No Brasil são utilizados dois processos de obtenção do Óleo Mineral Branco: a Hidrogenação catalítica e o Tratamento ácido. O Óleo Mineral Branco é obtido em dois graus de qualidade: Grau Técnico e Grau Medicinal.
O Óleo Mineral Branco Medicinal deve apresentar as seguintes características: ser incolor, inodoro (quando frio), insípido, passar no teste de parafina sólida, entre outras especificações que se alteram de acordo com a literatura consultada.
Na indústria alimentícia o Óleo Mineral Branco é utilizado como desmoldante de formas em panificação, fabricação de biscoitos, massas, chocolates, balas, lubrificação de máquinas.
O Óleo Mineral Branco Medicinal deve seguir os padrões especificados em Farmacopeias e podem ser usados com total segurança nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. A este óleo podem ser adicionados antioxidantes para aumentar a sua estabilidade quando estocados.